Um dia após se inaugurada à nova emergência obstétrica do Hospital Regional João Murilo, em Vitória de Santo Antão, os alunos do Centro Acadêmico de Vitória(CAV/UFPE), localizado no Alto do reservatório, realizaram nesta quarta feira (25),um manifesto em frente ao hospital com o objetivo de que o Hospital João Murilo de Oliveira seja referencia na zona da mata de Pernambuco para o ensino, consolidando um ambiente para as praticas multidisciplinares aproximando cada vez mais a população de Vitória da comunidade acadêmica principalmente no que diz respeito à interiorização do ensino superior reafirmando os princípios do SUS da Universalidade, Equidade, e Integralidade.
Após o ato em frente ao João Murilo os alunos de enfermagem Nutrição, Educação Física, e Biologia alem dos residentes do CAV Multiprofissional saíram em passeata pelas principais ruas do centro de vitoria externando para a população os problemas dificultam os trabalhos dos estagiários no referido hospital.
Durante o trajeto até o campus da CAV/UFPE foi notória o integração da população com os estudantes, até em casa comerciais funcionários mostraram cartazes de apoio ao movimento.
O evento foi apoiado por professores, técnicos, sociedade organizada, Polícia Militar que garantio a segurança dos alunos durante a passeata e gestores da área de saúde do Município.
Os estudantes foram recebidos pelo atual Reitor da UFPE professor Amaro Lins acompanhado do reitor eleito Anízio Brasileiro e seu vice, onde foi realizada uma mesa redonda com o intuito de debater as questões levantadas pelos alunos.
Maiores problemas levantados:
- falta de água no campus, o que impede atividades básicas como beber água, banho ou a continuidade das pesquisas;
-salas de aulas insuficientes;
-melhoria no hospital João Murilo de Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário